Com a entrada de combustíveis de baixa qualidade, ausência de procedência e preços mais acessíveis, é comum que alguns consumidores se sintam atentados a experimentar estes produtos em seus maquinários. Desta forma, a Unipetro lançou às ruas uma campanha para combater o consumo destes combustíveis.

 

Segundo a Unipetro, o óleo Diesel sem procedência torna-se uma economia falsa, porque, apesar de oferecer valores mais baixos que o mercado, ele não apresenta qualidade comprovada, podendo danificar drasticamente maquinários.

 

Além disso, o uso destes produtos geram outras consequências como falhas no motor e baixo desempenho, dificuldade em alcançar velocidade, gasto excessivo de combustível e desgaste nas peças e no motor.

 

É importante ressaltar que a legislação proíbe o uso de produtos ou serviços que esteja em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, sem normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro).