Você já parou para pensar na importância do lubrificante e da graxa? Seja você, dono de um veículo ou de uma frota, certamente se preocupa bastante com estes dois pontos. Afinal, ambos são fundamentais para aumentar a vida útil de veículos e máquinas.

Porém, apesar de ser algo com o qual se lida diariamente, muitos não tem a real noção da importância destas substâncias. Caso você queira entender porque é crucial se atentar ao lubrificante e a graxa, continue nos acompanhando em mais um artigo.

Qual é a importância do lubrificante?

Em qualquer veículo, o lubrificante tem uma função essencial. Especialmente no motor, ele é responsável por diminuir o atrito entre as peças. Logo, quanto menor é esse atrito, menor é o desgaste do motor. Sendo assim, maior é sua vida útil, e a possibilidade de o mesmo quebrar é remota.

Outras funções do lubrificante são: manter a temperatura e ajudar na limpeza do motor. Afinal, o óleo ajuda a tirar toda a sujeira que é acumulada durante a combustão ou pela passagem de ar dentro dele.

Portanto, é fundamental para aumentar a vida útil do motor e das peças do veículo, além de ajudar a economizar combustível.

Qual é a importância da graxa?

Já a graxa, é um tipo de lubrificante, que pode ser usado em diversos mecanismos, sem ser apenas em veículos. A ideia é sempre a mesma, garantir que não existe atrito em excesso, o que pode prejudicar os sistemas.

Logo, é uma ferramenta essencial para conservação e funcionamento ideal de qualquer máquina ou peça.

Existem diferentes tipos de graxa, como as a base de:

- Sódio;

- Cálcio;

- Lítio;

- Mistas;

- Sintéticas.

Como escolher o melhor lubrificante ou graxa?

Portanto, fica claro que o lubrificante e a graxa são essenciais para qualquer veículo ou máquina. Com isso, é necessário ter certo cuidado no momento de escolher a opção ideal. No caso de veículos a diesel, por exemplo, as necessidades são diferentes de um mais tradicional.

Então, o primeiro passo é conferir o manual para encontrar os lubrificantes recomendados pelo fabricante. Os manuais são a principal fonte de referência para todas as informações, como o momento ideal para a troca.

Por exemplo, existem lubrificantes específicos para os veículos a diesel, como os tratores e outros equipamentos do tipo. Já para certas máquinas agrícolas, os produtos têm uma função de amaciar o motor.

Enfim, cada equipamento desses, existem demandas diferentes, o que significa um produto específico.

Além disso, existe a questão da confiabilidade da loja que comercializa os produtos. Podem existir certas promessas de preços baratos, mas é preciso tomar cuidado para não adquirir produtos falsificados ou adulterados. Estes, podem causar problemas que muitas vezes são irreparáveis.

Se você trabalha no campo ou tem uma frota de veículos a diesel, sabe muito bem que qualquer problema que os deixe fora de operação pode ser desastroso. O prejuízo financeiro pode ser muito grande e certamente não vale a pena o risco.

Portanto, se você quiser garantir o melhor funcionamento da sua frota e de seu maquinário, conte com a nossa equipe. Encontre lubrificantes e graxas de alta qualidade visitando nossa galeria de produtos.

Caso tenha alguma dúvida, fique à vontade para nos contatar.