É possível economizar o diesel na sua frota de caminhões?

Claro que sim! Saiba que existem diversos fatores que podem influenciar no consumo do veículo, fazendo-o gastar mais ou menos combustível.

Sendo assim, existem medidas simples que ajudam a resolver essas questões, regular problemas e garantir os melhores resultados de economia.

Dicas para poupar combustível na sua frota de caminhão

Bem, se você é um gestor e quer saber como economizar o diesel na sua frota de caminhão, veja a seguir as dicas que o Grupo Unipetro separou para te ajudar a atingir esse objetivo:

1. MÃO DE OBRA TREINADA

A maioria dos processos para gerar economia requer algum tipo de investimento inicial. Portanto, o apoio de colaboradores com mão de obra bem qualificada e treinada é essencial.

Lembre-se que são eles que vão conduzir seus veículos e o bom uso deles é um fator decisivo na economia de diesel. Ao aprender boas práticas ao volante, é possível reduzir gastos para a empresa. Entenda:

  1. Evitando arrancadas ou freadas bruscas;
  2. Não desligando o veículo em paradas rápidas ou congestionamentos;
  3. Melhorando o uso de ar-condicionado;
  4. Procurando rotas mais livres e sem engarrafamentos.

2. CALIBRAGEM DOS PNEUS

Quando um veículo está rodando com os pneus calibrados de maneira inadequada, pode exigir mais do motor, consequentemente gastando mais combustível.

Portanto, para economizar o diesel na sua frota de caminhão, é preciso cuidar para que a calibragem esteja adequada ao veículo e à carga dele.

3. PESO DE CARGA

Muitos gestores ainda acreditam que é mais econômico extrapolar o peso da carga para diminuir o número de viagens, contudo isso não é verdade.

O excesso de carga tem ligação direta com o consumo do combustível. Isso sem falar que gera risco para a segurança do condutor.

Logo, não existe uma economia real em ocupar toda cubagem do veículo, pois isso representa um aumento direto no consumo do diesel.

4. PLANEJAMENTO DE ROTAS

É importante ter cuidado no planejamento das rotas, pois ajudará a escolher o melhor percurso para que o veículo chegue até seu destino.

Fazendo isso cuidadosamente, evita-se que o percurso seja maior do que o necessário, congestionamentos e até mesmo locais de risco, bem como atrasos e aumento no consumo do diesel.

5. ATENÇÃO À VELOCIDADE

Evitar o excesso de velocidade irá ajudar a economizar o diesel na sua frota de caminhão. Isso porque o veículo tem sua taxa de consumo ideal, normalmente, entre os 40 e 70 Km/h.

Ultrapassando isso, o motor já passará a consumir uma quantidade maior de combustível e o gasto aumenta.

Seguindo essas dicas economizar o diesel na sua frota de caminhão, sua empresa certamente conseguirá ótimos resultados.

Para tirar dúvidas, ver produtos ou fazer contato, ligue, acesse o formulário de contato ou veja nossa galeria de produtos.

DICA BÔNUS

Gestor, uma outra maneira de economizar óleo diesel da sua frota, é realizando o controle desde o momento em que os veículos saem da empresa. Ou seja, nestas horas, possuir um tanque de combustível traz vários benefícios, como:

  1. auxilia a planejar estratégias de tráfego;
  2. controlar a quantidade de diesel disponível;
  3. consegue identificar a procedência do combustível;
  4. utiliza conforme a necessidade.

O Grupo Unipetro trabalha para melhorar o desempenho de outras empresas, por isso, trabalhamos com a instalação de equipamentos em regime de comodato ou venda para armazenagem de óleo diesel ou Arla32, gerando praticidade, controle e economia.

Além disto, o Grupo Unipetro atua no fornecimento de combustível com entregas através de uma frota moderna de caminhões aferidas pelo INMETRO e apropriadas a necessidade de cada cliente de acordo com a necessidade de volume e local de entrega.

CONHEÇA MAIS SOBRE NOSSOS SERVIÇOS

A Unipetro é uma empresa que está no mercado há mais de 60 anos, garantindo não apenas a qualidade na distribuição de combustíveis, mas também no serviço de ponto de abastecimento próprio.

Para adquirir o tanque em comodato ou abastecimento, basta nos contatar e conhecer os procedimentos. Disponibilizamos uma equipe de atendimento para tirar dúvidas e garantir que esse benefício faça parte do seu negócio.